Audiologia

Quanto Custa um Aparelho Auditivo?

Quanto Custa um Aparelho Auditivo?
Luciana Garolla
Escrito por Luciana Garolla

QUANTO CUSTA UM APARELHO AUDITIVO? 

GUIA PRÁTICO PARA COMPRA DE SEUS APARELHOS.

Se você precisa usar aparelhos auditivos e começou a pesquisar sobre eles, já percebeu que existem várias marcas e modelos de aparelhos auditivos disponíveis no mercado. Apesar de todos eles serem muito parecidos “por fora”, o “computador” que vai dentro de cada aparelho auditivo é MUITO diferente (sim, aparelhos auditivos são microcomputadores que analisam e aumentam o som em tempo real, então subestime a tecnologia de seu futuro companheiro). E é esse pequeno computador e a forma como ele aumenta e processa o som que vai dizer muito sobre o preço de seus aparelhos. 

Então aqui vão algumas dicas práticas para a compra de seus aparelhos: 

1) PREÇO NÃO SIGNIFICA NADA 

Aparelhos auditivos não são baratos, mas neste caso, nem sempre o aparelho mais caro é o que irá corresponder melhor as suas necessidades.  

A determinação do preço do aparelho auditivo se dá com base nas características tecnológicas embutidas nele e se você não precisa ou não faz uso de altas tecnologias na sua vida diária, não há necessidade de aquisição do modelo mais caro. Não é porque você só pode comprar o modelo mais barato, ou “básico”, que você não terá direito a ouvir os sons com clareza. Lembre-se: a função primordial dos aparelhos auditivos é tornar os sons da fala audíveis e esta função é realizada por TODOS os aparelhos auditivos, do mais simples ao mais sofisticados tecnologicamente. Portanto preço alto não é garantia de audibilidade!

 

2) PEÇA ORÇAMENTOS COM DESCRITIVO DE MARCA, MODELO E NÍVEL TECNOLÓGICO, para que você possa fazer comparações realistas entre diferentes marcas.  

Jamais escolha seu aparelho auditivo somente pelo preço. Como eu já disse antes, nem sempre o aparelho mais caro irá atender melhor as suas necessidades. Porém…tem muita gente vendendo gato por lebre, por aí…ou seja, modelos muito inferiores em termos de tecnologia por preços pouco menores dos modelos mais elevados tecnologicamente. Então peça sempre um orçamento POR ESCRITO que descreva:  

  1. Nome do aparelho e marca (sim, como carros, aparelhos auditivos tem modelo e marca!); 
  2. Número de canais que o aparelho apresenta. Quanto maior o número de canais, mais avançado o aparelho é em termos de tecnologia. 
  3. Se o aparelho é ou não digital. Parece óbvio já que a maioria deles hoje em dia é, mas já me deparei com pacientes que compraram aparelho com tecnologia equivalente a de um “Fusca” no ano passado e só por isso acreditavam que o aparelho era novo. Fusca é fusca e vai ser velho mesmo que comprado este ano, entendeu? 
  4. Garantia e assistência técnica oferecidas 
  5. Categoria a que pertence, normalmente básica, intermediária ou premium (avançada). Quanto mais elevada a categoria, mais elevado o preço dos aparelhos.  

Com base nessas informações você poderá fazer a comparação entre as marcas levando-se em consideração as mesmas características entre elas.

 

3) SOLICITE O MAPEAMENTO DE FALA ANTES DA COMPRA.  

Ele é o teste que irá garantir que seus aparelhos estejam bem ajustados para você desde o início! Só assim você poderá saber se os aparelhos indicados para teste realmente estão tornando os sons da fala audíveis, sem a necessidade de nenhum aparato extra! Mesmo modelos básicos, se ajustados por meio do Mapeamento de Fala serão capazes de proporcionar ótima audibilidade para os sons da fala.  

Todo o aparelho auditivo tem a função primeira de amplificar os sons da fala, independente do seu nível tecnológico. Este não é um privilégio apenas dos modelos mais elevados tecnologicamente, tenha certeza disso.  

Se você ainda não sabe o que é o Mapeamento de Fala, leia o artigo indicado logo abaixo. Agora, se o profissional responsável pela indicação de seus aparelhos auditivos ainda não sabe, POR FAVOR mostre a ele este artigo! Quanto mais profissionais souberem da importância deste teste, melhor será o atendimento oferecido ao deficiente auditivo. 

QUANTO CUSTA UM APARELHO AUDITIVO? 

Veja três dicas no vídeo abaixo:

Deixe um Comentário

1 Comentário

  • Doutora, os aparelhos fabricados pela USP são vendidos ou fornecidos gratis pelo SUS?, qual é o nível tecnológico? simples, moderado ou perda auditiva grave? Aonde o SUS atende em SP- Capital? Obrigado.