Artigos

Vergonha de usar aparelhos auditivos?

vergonha de usar aparelhos auditivos
Luciana Garolla
Escrito por Luciana Garolla

Vergonha de usar aparelhos auditivos?

Se você tem vergonha de usar aparelhos auditivos, pense: Os óculos fazem as pessoas parecerem mais inteligentes, não é? Eles dão a ideia de que você lê muito, como se passasse horas na biblioteca ou lendo na tela de computador. Mas o mesmo não pode ser dito sobre quem usa aparelhos auditivos. 

Essas “pecinhas” de plástico bege, com tubinhos de borracha encaixados na sua orelha, passam a ideia de que você está ficando velho ou que tem algum problema sério. 

Infelizmente, aparelhos auditivos não são relacionados a autoridade ou liderança e essa percepção é mundial. Uma em cada seis pessoas tem algum grau de perda de audição, e apesar delas começarem a assistir televisão em volume alto, e de terem muita dificuldade para entender uma conversa, ainda assim se recusam a usar aparelhos auditivos. Mas porque será que pessoas preferem ser consideradas avoadas ou desatentas, tornando-se justamente o estereótipo da (o) “velhinha (o) surda (o)”, ao invés de simplesmente usar aparelhos auditivos? 

Umas das possíveis razões é que a perda de audição é invisível e só ficaria evidente quando a pessoa passasse a usar aparelhos auditivos. É o uso dos aparelhos que evidencia o problema, já que antes “ninguém sabia” que ele existia.  

No entanto, a  grande ironia é que, ao se recusar a usar os aparelhos auditivos e agir como se não tivessem o problema de audição, essas pessoas na verdade estão tornando o problema ainda mais visível, principalmente quando sorriem e concordam com tudo, sem entender nada do que foi dito.  

Ao aceitar o uso dos aparelhos auditivos você está fazendo um bem não só a você, mas a todos ao seu redor. Seus relacionamentos ficarão mais fáceis, simplesmente porque você passará a entender com muito mais facilidade o que foi dito. E isso muda tudo! Não é nada agradável ter que repetir dez vezes a mesma frase para alguém entenda. Ao mesmo tempo em que também não é nada legal  fingir que entendeu por vergonha de perguntar pela décima primeira vez.  

Moral da história: não tenha vergonha de assumir sua perda de audição. O uso dos aparelhos auditivos é muito menos evidente do que sua dificuldade em compreender. Acredite! 

E para provar que isso é verdade, assista ao vídeo abaixo. Você vai se surpreender no final. 

vergonha de usar aparelhos auditivos

vergonha de usar aparelhos auditivos

Deixe um Comentário